O fator número um para sucesso nos investimentos

No Comments

Quando o assunto é investimentos, não faltam pessoas querendo dar palpite sobre o que é necessário para ser bem sucedido e quais os fatores mais importantes para conseguir ganhar dinheiro a longo prazo e conseguir enriquecer. Infelizmente, quando se trata de saber como começar a investir na bolsa, a maioria dessas pessoas acaba focando nos atributos errados. Realmente, se você for conversar sobre isso com alguém, na maioria das vezes vai receber a resposta de que para ser bem sucedido nos seus investimentos o fator mais importante é o seu conhecimento no mercado. Essa idéia é corroborada pela crença que é nutrida pelas pessoas em geral em relação ao mercado, de que somente pessoas com um formação específica na área econômica e muito conhecimento técnico podem realizar investimentos lucrativos com consistência, de modo que possam ganhar bastante dinheiro a longo prazo.

Na realidade, muitas mais pessoas extremamente qualificadas já perderam dinheiro na bolsa do que você pode imaginar. De fato, muitas das pessoas altamente qualificadas que começam a investir na bolsa acreditando que é apenas uma questão de conhecimento técnico para aprender como investir dinheiro na bolsa de valores, acabam descobrindo que não é bem assim depois de alguns meses e uma soma considerável de dinheiro perdido. Mas se conhecimento profundo sobre Macroeconomia, funcionamento dos mercados, análise de empresas e diversas outras formas de conhecimento aplicáveis não são o suficiente para poder garantir o sucesso de um iniciante na bolsa de valores então o que irá realmente atingir esse objetivo ? é o que eu pretendo explicar um pouco a seguir.

como começar a investir na bolsa de maneira correta

                     Esse elemento que falta a muitos dos traders iniciantes – e até mesmo aos avançados- é a disciplina. Em muitos dos casos, traders que acabaram de começar perdem muito dinheiro na bolsa de valores ou em outro tipo de investimento porque não tiveram a frieza necessária para analisar a situação que lhe foi apresentada de maneira 100% técnica e racional, muito embora tivessem o conhecimento técnico para analisar a situação de maneira adequada.

                   Essa frieza, obviamente, não possui relação direta com o nível de conhecimento do trader, e isso significa que muitos traders com altíssimo conhecimento técnico podem muitas vezes tomar decisões equivocadas no calor do momento, que irão impactar em larga escala a sua lucratividade. Por outro lado, essa frieza e essa disciplina pode mesmo ser algo natural para outra pessoa, ainda que esta não possua muito conhecimento do mercado e, a longo prazo, este segundo indivíduo esta em um cenário bem melhor do que o primeiro.

                    É por isso que uma das suas preocupações centrais ao começar a investir deve ser, antes de mais nada, treinar a sua capacidade psicológica de tolerar as altas e baixas do mercado, sem se mostrar apreensivo e deixar ser levado pelas emoções do momento. Seguindo essa regra de ouro dos investimentos, não há motivo pelo qual você não irá ser bem sucedido.

Categories: Finanças